Eficiência energética: como a inovação pode ajudar?
A eficiência energética é um desafio para muitas empresas que buscam se adaptar a um modelo mais produtivo e de menor impacto ambiental. O tema é urgente e importante, pois a utilização descontrolada de energia afeta a maioria dos setores econômicos e a sociedade como um todo.
Em novembro deste ano, acontece a COP28, um evento que debate e reestrutura os efeitos das mudanças climáticas. Dentre as negociações pautadas pelo relatório Visão da Indústria sobre a COP28, da CNI, as mais aguardadas na conferência deste ano são: a aceleração da transição energética até 2030 e a reestruturação do acordo de financiamento climático.
A tecnologia inserida na Indústria 4.0 assume um papel fundamental nesse movimento de transição energética, uma vez que a integração de máquinas e sistemas automatizados auxiliam no controle e redução de energia elétrica.
A inovação é outra grande aliada na eficiência energética. Seja no desenvolvimento de uma empresa, ou para atender às necessidades de consumidores cada vez mais exigentes, em um mercado direcionado ao modelo sustentável e veloz.
A inovação é uma das principais ferramentas para superar os desafios da eficiência energética. Ao investir em novas tecnologias e soluções, as empresas podem reduzir o consumo de energia, aumentar a produtividade e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Se a sua empresa quer maximizar resultados, a partir de perspectivas inovadoras, mas não sabe por onde começar, visite o Hub Senai de Inovação. O Hub é um ambiente totalmente voltado ao fomento e desenvolvimento de ideias e iniciativas sustentáveis para impulsionar negócios.