Logotipo do sistema fiea
NotíciasNotícias SESI
Programa Sesi Pessoas com Deficiência encerra atividades de 2023 com vidas transformadas

Programa Sesi Pessoas com Deficiência encerra atividades de 2023 com vidas transformadas

Comemoração contou com histórias de sucesso e participação especial do CSA sub-15

O Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSCD) encerrou as atividades de 2023 nessa quinta-feira (12), com uma tarde comemorativa na quadra do Sesi Cambona. O evento contou com atividades do basquete autista, lanche coletivo, agradecimentos e um jogo festivo de futsal entre o time de surdos do Sesi e o CSA sub-15.

O professor do PSPCD, Pablo Lucini, disse que o programa tem, atualmente, cerca de 200 alunos, da capital e do interior, entre pessoas mentais, auditivas, cegas, físicas, hemofílicas, com microcefalia e autistas. Elas participam de uma verdadeira ação de promoção da saúde e inclusão social por meio de esportes como basquete, natação, atletismo e futebol. “Foi um ano brilhante, graças a um trabalho conjunto, que começa pela diretoria do Sesi, que sempre nos apoia”, avaliou.

A dona de casa Edvânia Limeira da Silva é mãe do Michael, de 22 anos. Eles são da cidade de Belém. Os benefícios alcançados após o ingresso no basquete autista do Sesi valem a viagem. Um deles é o maior controle na administração dos remédios e a questão comportamental. “[O programa] foi uma bênção! O comportamento também está outro, pois, já consigo sair na rua com ele. Então, eu só tenho que dizer: obrigada!”, revelou.

O coordenador de Vida Saudável do Sesi, Eduardo Andrade, afirma que a perspectiva para 2024 é de aumentar e melhorar a estrutura para atender ao público do programa. Para os alunos do espectro autista, explica, os planos são de instituir uma equipe multidisciplinar, oferecendo também orientações e um apoio maior aos pais e familiares que os acompanham nas atividades nas piscinas e nas quadras do Sesi.

“Profissionais como terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, além de outros educadores físicos serão envolvidos neste serviço. O intuito é oferecer uma ação mais consistente e completa aos alunos, fazendo com que eles progridam, cada vez mais, por meio da inclusão social promovida pelo esporte, em conjunto com a área de saúde”, explicou.

Convidados especiais

A festa de encerramento do PSPCD contou com a participação de convidados especiais: a garotada do CSA sub-15, que participou de um jogo de futsal contra o time de surdos do Sesi. O convite foi aceito pelo coordenador das categorias de base do clube azulino, Marquinhos Mossoró, e contou com o apoio do diretor de futebol das categorias de base, Alan Lima.

O treinador do atual campeão alagoano da categoria, Geovane do Nascimento, falou sobre a experiência diferente vivida pelos atletas. “A gente está aqui, justamente, para prestigiar esse momento e, assim, fazer os nossos atletas vivenciarem essa ação social que é importante para nossa sociedade”, concluiu. A partida terminou em 7×2 para o Sesi.

Sugestões de leitura

Tags